sábado, 30 de junho de 2012

Não se fabricam ídolos

A frase é simples e domínio público: Não se fabricam ídolos!!!

Entendo que o tema seja polêmico, mas possivelmente apenas para os mais jovens. 

Uma fatia significativa da torcida do Grêmio, de faixa etária mais baixa, não conseguiu ainda vislumbrar e entender o real significado da palavra "ídolo", no contexto Grêmio. Não é a toa que muitos consideravam Jonas "ídolo do Grêmio".

Qualquer um tem o direito de ter seus próprios ídolos. Ou seja, nada demais, elegerem qualquer Jonas, Victor... como seus "próprios" ídolos.

Agora para ser ídolo do Grêmio é necessário bem mais do que ser especial para algumas pessoas. Tem que ser unanime. Tem que ter uma identificação com o clube. Tem que marcar a história do clube.

Victor foi induzido a ser uma referência pela imprensa, direções do clube, departamento de markentig, enfim, todos buscavam uma referência no Grêmio. Alguém que sensibiliza-se a torcida.

Infelizmente para nossa torcida, Victor não tinha essas características. Não tinha identificação. Pior, como goleiro, não transmitia segurança. Muitas vezes criticamos suas saídas do gol atabalhoadas, suas jogadas com os pés bizonhas...

Pedir para sair, mesmo ganhando um salário nababesco, só mostra que não sentia nada especial pelo nosso clube. Jogadores que trocam de clube por algumas migalhas a mais não nos farão falta. Sei que o mundo é profissional, mas jogadores sem um mínimo de passionalidade NUNCA serão ídolos.

Victor deixa o Grêmio como um jogador comum. Tentaram fazer um novo Rogério Ceni, mas não se constrói ídolos.

Ídolos já nascem assim. Talvez Marcelo Grohe nunca seja ídolo, mas tem mais chances que Victor. É gremista de fato. Isso já marca muitos pontos a seu favor.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Veja como foi o Evento Inaugural de Vendas dos Camarotes da Arena

No vídeo abaixo você poderá conferir como foi a festa de lançamento das vendas dos camarotes da Arena.

Lembrando que foram privilegiados os proprietários de camarotes do Olímpico, nesse primeiro momento.

Foi do empresário Alexandre Grendene que, por telefone, fez o maior lance de todos. O camarote número 1 é dele. A Vonpar foi a segunda a dar o lance, o terceiro foi o empresário Nelson Sirotsky, e o quarto o empresário Péricles Druck Bastide. Todos adquiriram por dez anos. Em seguida o Grupo RBS e Grupo Record fizeram lances e garantiram seus camarotes por cinco anos.

O treinador Vanderlei Luxemburgo comprou o maior camarote de todos, com 56,33 metros e lugar para 40 pessoas. O jogador Kleber adquiriu 2 camarotes atrás da arquibancada da Geral. Também fizeram lances os representantes do banco Bradesco, o ex-jogador e hoje empresário Jorge Baidek, a empresa Gerdau, entre outras.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Não quero inimigo na minha trincheira

Bom, não poderia falar de outra coisa que não fosse a polêmica que tomou as redes sociais sobre a possível contratação de Rafael Sóbis e Sandro Silva pelo Grêmio.

Para mim são duas situações bem distintas. Sandro Silva é um jogador profissional, criado longe do RS, a pouco tempo não servia nem mesmo de opção no banco deles. Não desenvolveu nem mesmo algum carinho, algo especial com eles. Será apenas mais um time na carreira. Esse me serve. Bom marcador, faria junto com Fernando a melhor dupla de volantes desse Brasileirão. Isso, claro, se Fernando já não estiver saindo nessa janela, o que parece bem provável, visto que o Grêmio atualmente só detêm 10% dos direitos dele. Então seria, no mínimo, uma boa reposição.

Já Rafael Sóbis nunca vai me descer a garganta. Pode até ser que seja um grande profissional, mas nunca terei confiança nele. Acredito que os demais torcedores também. Se jogadores que não tem qualquer vínculo com o rival já não são unanimidades em nosso ataque, imagina as críticas e as cobranças sobre Sóbis.

Outra coisa... Ele não é craque, não é um jogador que desequilibre, enfim, pelo preço que vai custar poderíamos ter opções bem melhores. E não vamos longe, o Grêmio deixou o Bertoglio ir embora, sendo que ele custava quase metade do valor e tem 6 anos menos...

Abaixo um fragmento de texto retirado de uma matéria de Luís Henrique Benfica para Zero Hora:

"Iúra pediu US$ 15 mil e disse não

A cena ocorreu na sala do então presidente do Inter José Asmuz, em 1980. O dirigente pergunta ao meia Iúra, que o Inter trouxera do Criciúma, quanto ele pretendia receber de salários. Gremista até a raiz, o jogador, então com 27 anos, pede algo em torno de US$ 15 mil, valor muito alto para a época. Naquele tempo, não era comum a presença de procuradores nas negociações.

Pedir muito foi a maneira encontrada por Iúra para deixar claro que jogar pelo rival seria uma heresia, depois de chegar com 19 anos ao Olímpico e virar símbolo de garra em campo.
— Está maluco? Com esse dinheiro, compro três grandes jogadores — reage Asmuz.
— Mas eu é que não quero ficar aqui. Tchau, estou indo embora — rebate Iúra, antes de deixar a sala.

Atônito, o ex-supervisor Carlos Duran, falecido no início de 2011, ainda tenta contemporizar. Sugere que Asmuz aceite o pedido salarial, sob o argumento de que o investimento será recuperado no primeiro Gre-Nal. Mas a negociação já estava encerrada de forma incontornável. O gremismo do jogador havia se chocado de frente com o coloradismo do dirigente.

Iúra, na verdade, já havia batido boca com diretores do Criciúma ao ser informado da venda para o Inter. Conta, rindo, que quase partiu para a briga com um deles. A rigor, ele já havia se transferido para o clube catarinense disposto a abandonar a carreira, devido a uma lesão crônica. Posição reforçada diante da perspectiva de jogar no Inter.

— Eu era muito gremista, chorava quando o time perdia os jogos. Não ia dar certo — acredita o jogador."

Isso é que se pode esperar de um ídolo, não interessando o lado que ele defendeu. O caráter dele acima de tudo. Que Sóbis continue com os seus e nosso caminho que siga com os nossos.

domingo, 24 de junho de 2012

Uma Vitória para buscar um rumo

A vitória contra o Flamengo mostra que a base, tão falada por Luxemburgo, realmente é sólida e em um campeonato de pontos corridos como o Brasileirão, tem boas chances de ter sucesso.

Nem mesmo a mancada da diretoria em conseguir deixar Zé Roberto apto a jogar foi capaz de colocar em risco os 3 pontos. O Flamengo que a muito tempo não é mais uma equipe competitiva esse ano parece pior e não é de duvidar que brigue na parte de baixo da tabela, se não sofrer com o Z4.

Os gols perdidos não me assustaram tanto pois a dupla Marcelo Moreno e Kléber ainda devem levar mais algumas semanas para conseguir a melhor forma. Não vejo maiores problemas com nosso ataque. Aproveito e já deixo aqui minha opinião contrária a contratação de Sobis.

O Grêmio, através de sua direção, se apequena ao projetar seu time usando o adversário como parâmetro. Se quiser contrate jogadores como eles, mas não os jogadores identificados com a torcida deles. Sai muito caro, "apenas para tocar uma flauta". Se querem gastar dinheiro acho muito mais válido trazerem o Sandro Silva, para fazer uma dupla forte com Fernando ou um outro meia que feche a armação junto com o Zé Roberto.

Agora é uma semana para se preparar e dar outra surra de bola no mercenário e seus parceiros.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Resultado Parcial surpreendente em pesquisa: Luxemburgo ou Felipão??

A página do Grêmio no globoesporte.com traz uma pesquisa com a seguinte pergunta:

"Gremista, você prefere Luxemburgo ou Felipão?"

Hoje, 15/06, às 14:30 hs,  o resultado parcial da pesquisa apontava um surpreendente resultado:
Luxemburgo 64%
Felipão 36%

O que me surpreendeu nesses valores é que foram obtidos por Luxemburgo apenas 2 dias após uma forte e dolorosa derrota para o Palmeiras de Felipão, que praticamente elimina o Grêmio da Copa do Brasil. Ao que tudo indica a torcida está conseguindo distinguir a campanha de Luxemburgo desse último resultado.

Também me surpreendeu a rejeição dos torcedores através dos comentários no blog do Ricardo Vidarte que trouxe a informação de que Fábio Koff seria candidato nas próximas eleições e teria como plano trazer Renato Portaluppi para treinador e Felipão para o cargo de "manager". Ele também disse que Koff pediria a revisão do contrato da Nova Arena Tricolor.

Claro que em nosso sistema eleitoral, onde apenas os conselheiros tem poder real de voto, pouco importa a opinião de nossos torcedores sobre os 2 principais grupos da eleição. 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Comentaristas de Ocasião

Após a tragédia consumada, se empilham pela web comentários raivosos buscando explicações pela derrota.

Nesses comentários de ocasião, tanto de comentaristas de veículos de comunicação como dos meros torcedores, muitas injustiças acabam sendo feitas, e aqueles que há dia era saudados e eleitos futuros heróis acabam se transformando nos responsáveis pela catástrofe.

Luxemburgo era o melhor treinador do Brasil, havia arrumado o time com um grupo muito limitado. Agora, é apontado em vários locais como responsável pela derrota por ter escalado mal o ataque. Alguns até arriscam um "já sabia" pois Luxemburgo sempre tomou "nós táticos" de Felipão.

Agora, inclusive os fãs incondicionais de Miralles, achavam que Moreno deveria ter começado no ataque. Kleber deveria ser utilizado só no segundo tempo. Fico imaginando esse mesmo resultado e Kleber sentado no banco até os 15 minutos do segundo tempo. Hoje estariam pedindo a demissão de Luxemburgo.

O semestre está perdido, mas o ano ainda não. Vamos no focar no Brasileirão e Sul Americana, pois temos que conquistar nossa vaga na Libertadores do ano que vem.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Luxemburgo custa caro, mas vale a pena

Futebol não possui lógica... Não podemos apostar fichas em favoritismo com o risco de sofrermos uma grande surpresa.

Luxemburgo conseguiu reerguer o ânimo da torcida. Essa mobilização não foi vista nem mesmo no período de Renato. O time de Luxemburgo exala confiança em jogo assim como o treinador nas entrevistas. Não há o que retocar na postura do técnico desde que chegou ao Grêmio.

Invariavelmente suas posições tem estado corretas. Algum tempo atrás a torcida exigiu a entrada imediata de Bertoglio. Luxa pediu calma e disse que o jogador iria ter que conquistar seu espaço aos poucos. Mais tarde, com as oportunidades, Bertoglio, apesar de bom jogador, se mostrou não ser tudo que a torcida imaginava.

Mais recentemente, alguns minutos em campo, passava ser Rondinelly aclamado para titular pela torcida. Ontem não conseguiu produzir o que se esperava. 

Luxemburgo prova suas teses, mostra ter um "projeto" consistente, tem o vestiário na mão, e consegue tirar bastante de um grupo que poucos meses atrás estava condenado por todos, torcida e crítica. Luxa pode custar caro mas até agora tem mostrado que vale cada centavo.

Se der a lógica, avançaremos a final da Copa, e teremos mais muitas alegrias no Brasileiro e na Sul Americana. O ano perdido, aos poucos, se mostra promissor, e até agora só perdemos o que não interessava, o cafezinho. 

Confira os gols de Grêmio 2 x 0 Corinthians:

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tirando o mercenáR10 da camisa... Não faltou aviso

No ano passado enquanto a torcida do Grêmio destilava sua raiva contra o mercenáR10, eu seguia em outra linha de pensamento, pois acreditava que dele não se poderia esperar outra coisa e minhas críticas caiam sobre a direção e as pessoas de Paulo Odone e Antonio Vicente Martins, que permitiram que o dito sujeito pudesse mais uma vez pisar na imortal marca tricolor.

Que a trajetória dele seria fracassada era uma coisa mais que óbvia e acho merecido tudo que está acontecendo com rubro-negros cariocas. Até vídeos ridículos onde tem que tirar o nome do traíra da camisa:



Não diga que não foram avisados...

Agora deixo o aviso aos amigos do galo: EVITEM AS CAMISAS PERSONALIZADAS DO TRAÍRA POIS PODERÃO TER QUE USAR A MESMA TÉCNICA ANTES DO FINAL DO ANO...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...